Rio de Janeiro, 20 de Janeiro de 2026

PF e Justiça acertam cronograma de depoimentos da Operação Furacão

Terça, 24 de Abril de 2007 às 17:59, por: CdB

Dezessete dos 21 presos na Operação Furacão e que não têm foro privilegiado terão uma rotina diária de viagens para prestar depoimentos oficiais a partir de quinta-feira. Segundo informações da Polícia Federal, os acusados seguirão de avião todos os dias úteis até a próxima segunda-feira para serem interrogados na 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. A juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, responsável pelo inquérito, ouvirá três acusados por dia. Os primeiros serão Ailton Guimarães Jorge, conhecido como Capitão Guimarães, Aniz Abrahão David, o Anísio, e Antonio Petrus Kalil, o Turcão.

Dois advogados, que representam Capitão Guimarães e Anísio, estiveram na superintendência da Polícia Federal para acompanhar detalhes da transferência. A assessoria da Vara Federal no Rio de Janeiro confirma que, depois dos interrogatórios, os presos podem ser transferidos para presídio federal em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A assessoria da Polícia Federal, contudo, não confirmou a informação da transferência.

Entre os presos pela Operação Furacão, deflagrada pela Polícia Federal no dia 13 de abril, estão contraventores, delegados e magistrados acusados de crimes como corrupção, tráfico de influência e envolvimento com jogos ilegais. Foi uma das maiores operações de combate à corrupção já realizadas no país, por causa do nível das pessoas envolvidas. A investigação mostrou a relação entre a Justiça e os bingos, que obtinham liminares ilegalmente para funcionar.

Do total de 25 presos, três foram liberados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, por terem foro privilegiado: os desembargadores federais José Ricardo de Siqueira Regueira e José Eduardo Carreira Alvim, e o procurador regional da República João Sérgio Leal Pereira. O desembargador Ernesto da Luz Pinto Dória, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, foi solto nesta segunda-feira, depois de conseguir um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Veja a seguir o cronograma divulgado pela assessoria da 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro para cumprir os depoimentos necessários:

Na sexta-feira (27), serão ouvidos José Renato Granado Ferreira, Paulo Roberto Ferreira Lino e Júlio César Guimarães Sobreira.

Na segunda-feira (30), serão ouvidos Belmiro Martins Ferreira, Licínio Soares Bastos e Laurentino Freire dos Santos.

Na quarta-feira (2), depõem José Luiz da Costa Rebello, Ana Cláudia Rodrigues do Espírito Santo e Jaime Garcia Dias.

Na quinta-feira (3), serão ouvidos Evandro da Fonseca, Silverio Nery Cabral Jr. e Sergio Luzio Marques de Araújo.

Na sexta-feira (4), prestarão depoimento Virgílio de Oliveira Medina, Luiz Paulo Dias de Mattos e Nagib Teixeira Sauid.

Na segunda-feira (7), último dia de interrogatório, serão ouvidos João Oliveira de Farias e Marcelo Kalil Petrus, além daqueles cujos depoimentos sofreram eventuais atrasos.
 

Tags:
Edições digital e impressa