Rio de Janeiro, 14 de Janeiro de 2026

PF deve fazer operação padrão amanhã nos aeroportos

Terça, 03 de Abril de 2007 às 13:36, por: CdB

A Polícia Federal deve fazer nesta quarta-feira uma operação padrão nos aeroportos brasileiros. Com isso,  aumentará o tempo de atendimento dos passageiros de cerca de dois segundos para um minuto e meio em média. A informação foi dada pelo presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal de São Paulo (Sindpolf/SP), Francisco Carlos Sabino.

A operação consistirá em comparar a foto do passaporte com o passageiro e checar nos sistemas se há algum impedimento à saída daquela pessoa do país, no caso de vôos internacionais. Segundo Sabino, inicialmente cogitou-se a possibilidade de paralisação da categoria por 24 horas, mas foi descartada.

- Na verdade esse tipo de operação deveria ser feito todos os dias, e só não é realizado por falta de efetivo. Pode ser que essa operação retarde um pouco o embarque e o desembarque dos passageiros -, disse Sabino.

Ele disse que a Polícia Federal também vai atuar nos embarques domésticos, pois atualmente o passageiro apenas apresenta o documento de identidade no check-in e retira o cartão de embarque.

Na operação padrão a ser realizada, serão conferido os documentos dos passageiros no momento do embarque. O presidente do sindicato alerta que esse procedimento também levará cerca de um minuto e meio.

Ele disse que a operação padrão está marcada para começar às 14h e deverá se estender até às 23h. Caso não haja acerto por parte do governo e a categoria, o próximo evento será uma marcha dos servidores o Ministério da Justiça. Marcada para o dia 18 de abril, Francisco Sabino espera que todos os servidores do país participem da caminhada.

Entre as reivindicações da categoria estão a criação de plano de carreira e o pagamento das parcelas de um acordo de reajuste feito em 2005.

Tags:
Edições digital e impressa