Rio de Janeiro, 26 de Maio de 2026

PF começa a investigar suposta corrupção dos Correios

Terça, 17 de Maio de 2005 às 08:03, por: CdB

A Polícia Federal começa a investigar, a partir desta terça-feira, as denúncias de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A abertura de inquérito foi pedida formalmente na segunda-feira pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para investigar as acusações contra o chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios, Maurício Marinho. Ele teria participação em um esquema de corrupção na empresa.

De acordo com informações da Polícia Federal, o nome do delegado que irá coordenar as investigações ainda não foi definido, mas será alguém da área de Polícia Fazendária, que cuida dos crimes de corrupção. O relatório final das investigações será enviado à Justiça Federal que, depois, encaminhará ao Ministério Público para análise.

A Polícia Federal irá trabalhar de forma articulada com a Controladoria-Geral da União (CGU). Uma comissão especial foi designada pela CGU para acompanhar o trabalho da sindicância, aberto ontem pelos Correios, para apurar o caso. Segundo informações da Assessoria de Imprensa da CGU, a equipe de auditores que normalmente atua nos Correios será reforçada e irá dirigir seu foco de trabalho na área de licitações, onde ocorreram as denúncias.

Maurício Marinho é acusado de participação em um esquema de corrupção nos Correios. A denúncia, feita por meio de uma gravação em vídeo com cerca de duas horas de duração, mostra Marinho recebendo um maço de dinheiro, supostamente a título de propina envolvendo. Na gravação, Marinho afirma que o presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), tem conhecimento de todas as ações.

A denúncia de corrupção envolvendo funcionários dos Correios foi feita por meio de uma gravação em vídeo, de cerca de uma hora e 50 minutos de duração, que mostra um suposto esquema de propina envolvendo Marinho, o PTB e o deputado Roberto Jefferson (RJ), presidente do partido.

Tags:
Edições digital e impressa