A Polícia Federal apreendeu nesta quarta-feira 60 tarântulas de espécies nacionais e estrangeiras, dois escorpiões e um jabuti ao cumprir mandado de busca e apreensão em operação contra o tráfico de animais. Os animais foram encontrados na casa de Guilherme C. Galhardo, de 34 anos, no bairro de Santo Amaro, na Zona Sul da capital paulista.
As investigações que levaram a Galhardo, conhecido pelo apelido de Lord Spider (Lorde Aranha, em português), começaram em outubro passado, quando o U.S. Fish and Wildlife Service, órgão do governo norte-americano, encaminhou ao Brasil informações sobre a apreensão de 35 aranhas vivas. Segundo a PF, os animais foram remetidos ilegalmente de São Paulo para os Estados Unidos.
Policiais da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico identificaram Guilherme C. Galhardo como o responsável pela remessa ilegal. Na casa dele, a PF também apreendeu documentos que comprovariam o envio de animais para o exterior e para outros estados.
A PF suspeita que as negociações de compra e venda de animais seriam realizadas por meio da internet e, por isso, também apreendeu computadores usados por Lord Spider.
Os autos do inquérito se encontram na Justiça e, quando retornarem à PF, Guilherme C. Galhardo, que não foi preso, será intimado para indiciamento por crimes contra o meio ambiente, cuja pena é de seis meses a um ano, se não houver espécies em extinção.
As aranhas e os escorpiões apreendidos serão encaminhados ao Instituto Butantan para identificação das espécies.
PF apreende 60 aranhas e identifica acusado de traficar animais
Quarta, 06 de Dezembro de 2006 às 15:13, por: CdB