Petrópolis, na região serrana, é a 17ª cidade do estado do Rio de Janeiro, a ganhar uma unidade do Programa Farmácia Popular Vital Brazil, que vende remédios a R$ 1 para idosos, com idade acima dos 60 anos. A inauguração será feita pela governadora Rosinha Garotinho na terça-feira, às 10h.
Instalada em Petrópolis, o posto irá atender idosos de mais nove municípios da Região Serrana. Estarão presentes à solenidade o secretário de Estado de Saúde, Gilson Cantarino, e a coordenadora do Programa Farmácia Popular, Solange de Almeida, também presidente do Instituto Vital Brazil.
A farmácia vai funcionar na Rua da Inconfidência 11, no centro de Petrópolis. Nela serão atendidos os idosos do próprio município e os de Areal, Carmo, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro, Teresópolis e Três Rios. Os dez municípios juntos têm cerca de 66,5 mil pessoas com mais de 60 anos, segundo última pesquisa do IBGE. Esta será a segunda unidade na Região Serrana. A outra fica em Nova Friburgo.
Para se cadastrar para compra de medicamentos a R$ 1 na Farmácia Popular basta comparecer no endereço levando carteira de identidade e um comprovante de residência na área beneficiada. O cadastramento pode ser feito todos os dias, das 8h às 17h. Depois eles terão que apresentar receita médica da rede pública de saúde, como nome genérico do medicamento ou indicação de uso de fralda descartável.
A Farmácia Popular Vital Brazil vende 44 tipos de medicamentos, os mais usados pelos idosos, e fraldas descartáveis nos tamanhos M e G. As fraldas também estão disponíveis para portadores de deficiências físicas e/ou mentais. Quem quiser tirar dúvidas, deve ligar para o telefone 0800-281-6070, ligação gratuita.