Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Petroleiros paralisam embarques para plataformas no Espírito Santo

O Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) promoveu na manhã desta sexta-feira uma paralisação de cerca de uma hora e meia de todos os embarques de funcionários para as plataformas petrolíferas.

Sexta, 13 de Fevereiro de 2015 às 08:30, por: CdB
embarcacao.jpg
Segundo o diretor do Sindipetro-ES Davidson Lomba dos Santos, o objetivo da mobilização, foi chamar a atenção para a segurança dos trabalhadores
  O Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) promoveu na manhã desta sexta-feira uma paralisação de cerca de uma hora e meia de todos os embarques de funcionários para as plataformas petrolíferas no Aeroporto de Vitória. Os funcionários são transportados do continente para as plataformas, em alto-mar, por meio de helicópteros. Segundo o diretor do Sindipetro-ES Davidson Lomba dos Santos, o objetivo da mobilização, que aconteceu das 6h às 7h30, foi chamar a atenção para a segurança dos trabalhadores nas plataformas. Na última quarta-feira, uma explosão na sala de bombas do navio-plataforma Cidade de São Mateus, operado pela BW Offshore a serviço da Petrobras, deixou cinco mortos, 26 feridos e quatro desaparecidos. “A gente conversou com os trabalhadores e buscou tranquilizá-los, principalmente aqueles que queria entender o que aconteceu (no acidente da Cidade de São Mateus). Essa foi uma paralisação de advertência. E, ao longo de todo o dia, será feito um diálogo com os trabalhadores em várias bases da empresa. Vamos conversar sobre segurança, denunciar irregularidades e conscientizar para que eles não se exponham a riscos desnecessários”, disse.

Embarque adiado

Luiz Carlos dos Santos Filho, de 36 anos, instrutor de segurança, escapou de ser mais uma vítima da explosão no navio-plataforma Cidade de São Mateus, na véspera, ele recebeu um telefonema informando sobre o adiamento do embarque.

Sobre o fato de ter sido "salvo" pelo telefonema, o instrutor disse que tem dois pensamentos. "Um que eu poderia estar envolvido, ter sido uma das vítimas. Outro que eu poderia estar lá para ajudar, poderia ter somado. Tenho certeza que as vítimas tentaram conter o princípio de incêndio".

Tags:
Edições digital e impressa