Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Petrobrás quer explorar petróleo no Uruguai

Sexta, 01 de Abril de 2005 às 10:18, por: CdB

A Petrobras pretende explorar petróleo e gás no lado uruguaio da Bacia de Pelotas, na fronteira com o Brasil. A informação é da ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef.

A prospecção faz parte do memorando de entendimento assinado nesta sexta-feira pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Tabaré Vázquez, do Uruguai.

No memorando, também consta uma série de projetos para aumentar a interligação de transmissão de energia entre os dois países e a exploração de fontes renováveis de geração bem como o uso de carvão e uma parceria na área de mineração.

Segundo a ministra, o processo de interligação energética é uma pré-condição para ampliar a integração regional do ponto de vista econômico.

Roussef afirmou que, a partir de maio ou junho, o Brasil deverá aumentar as exportações de energia para o Uruguai. Hoje, o país exporta diretamente 70 MW para o Uruguai e outros 130 MW por meio da Argentina.

O aumento da exportação, no entanto, dependerá da melhora nas condições climáticas da região Sul, que enfrenta um período de seca e riscos de desabastecimento.

Tags:
Edições digital e impressa