Rio de Janeiro, 28 de Janeiro de 2026

Petrobras e Irã negociam exploração de petróleo no Mar Cáspio

Sexta, 01 de Junho de 2007 às 09:31, por: CdB

O governo do Irã está em estágio avançado de negociações com a Petrobras para que a empresa possa auxiliar a estatal iraniana Nioc (National Iranian Oil Corp.) na exploração de petróleo em águas profundas no mar Cáspio, disse o diretor de exploração da petrolífera iraniana Seyed Mahmoud Mohaddes, segundo a agência de notícias Associated Press.

O acordo com a Petrobras prevê o desenvolvimento de dois blocos de exploração de petróleo no Mar Cáspio, disse Mohaddes. A assinatura do acordo pode ocorrer nos próximos meses.

"Já estamos em negociações com a Petrobras há algum tempo. Essa seria nossa primeira entrada na exploração de nossa porção do mar Cáspio", afirmou o diretor da empresa iraniana.

A Nioc identificou três possíveis reservas nos dois blocos e cada reserva custaria cerca de US$ 150 milhões para ser desenvolvida.

O serviço de informações do Ministério do Petróleo do Irã informou em março que a Petrobras iria assinar um contrato de US$ 470 milhões para desenvolver as reservas no mar Cáspio.

A Petrobras assinou um acordo em novembro de 2006 com a Nioc para exploração em águas rasas no golfo Pérsico, no bloco de Tusan.

A Petrobras já perfura o primeiro de dois poços na região e é a única empresa na operação.

Quanto à operação no Mar Cáspio, a empresa confirmou as negociações, mas não informou quando o acordo pode ser fechado.

Tags:
Edições digital e impressa