A Petrobras fechou nesta quarta-feira um acordo com a petrolífera portuguesa Galp que prevê a produção de 600 mil toneladas de óleos vegetais que serão convertidos em biodiesel.
Toda a produção, segundo o acordo acertado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Portugal, será feita no Brasil, mas metade dela será destinada aos portugueses. O trato prevê o pagamento de 200 milhões de euros por ano pela metade de Portugal.
Fernando Gomes, que integra o conselho de administração da Galp e é responsável pela área internacional da empresa, afirmou à BBC Brasil que o governo português estabeleceu uma meta de 10% de biodiesel no consumo de combustível do país até 2010.
— Isso vai colocar Portugal na vanguarda da União Européia. O objetivo da UE é 5,75% de biodiesel até 2010 e 10% até 2020 —, disse Gomes.
A Galp atualmente trabalha com a Petrobras em 54 blocos de exploração.
Ainda segundo Fernando Gomes, na avaliação do presidente Lula, o acordo vai criar empregos para 35 mil famílias dentro de uma estrutura de agricultura familiar.
Para que 10% do combustível usado em Portugal seja biodiesel, Portugal terá que consumir 750 mil toneladas do combustível por ano.
Petrobras e empresa portuguesa fecham acordo para produzir biodiesel
Quarta, 04 de Julho de 2007 às 14:02, por: CdB