Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2026

Petrobras: conselho analisará indicação de Pedro Parente

O Conselho de Administração da Petrobras apreciará, na próxima segunda-feira, a indicação do engenheiro Pedro Pullen Parente para a presidência da estatal. A pauta estará em debate em uma reunião extraordinária do conselho.

Sexta, 20 de Maio de 2016 às 09:39, por: CdB

Na entrevista na quinta-feira, Parente disse que não haverá indicações políticas para a Petrobras

Por Redação, com ABr - de Brasília:
O Conselho de Administração da Petrobras apreciará, na próxima segunda-feira, a indicação do engenheiro Pedro Pullen Parente para a presidência da estatal. A pauta estará em debate em uma reunião extraordinária do conselho. A indicação de Parente para a presidência da estatal foi feita, na quinta-feira, pelo presidente da República de facto, Michel Temer.
petrobras-reproducao-1-1024x576.jpg
Não haverá indicações políticas para a Petrobras, de acordo com Pedro Parente
Em entrevista na quinta-feira, Parente elogiou a gestão do atual presidente da estatal, Aldemir Bendine, nomeado em fevereiro do ano passado após a renúncia de Graça Foster. Na entrevista, Parente disse que não haverá indicações políticas para a Petrobras. Segundo ele, a ausência das indicações vai facilitar sua própria vida e a dos demais executivos da empresa. - Se for o caso, e não será, certamente elas [indicações] não serão aceitas. Isso foi um dos pontos que me fez decidir [aceitar o convite] - afirmou, depois de admitir que o "desafio" não estava em seus planos. Pedro Parente foi ministro do Planejamento, da Casa Civil e ministro interino de Minas e Energia no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. No governo federal, também foi presidente da Câmara de Gestão da Crise de Energia de 2001/2002 e coordenou a equipe de transição entre os governos de FHC e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Engenheiro de formação, Pedro Pullen Parente foi presidente e CEO da Bunge Brasil entre 2010 e 2014. Também já atuou como consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI) e de secretarias estaduais. Atualmente, é presidente do Conselho de Administração da BM&FBOVESPA, membro dos conselhos da SBR-Global e do Grupo ABC e sócio-diretor do grupo Prada de consultoria e assessoria financeira. Em 2012, foi apontado como uma das 100 personalidades mais influentes do Brasil na categoria construtores, segundo uma revista brasileira.
Tags:
Edições digital e impressa