Ao lado do ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, adiantou que o Brasil já iniciou negociações com o Catar, Trinidad & Tobago e Argélia para a compra de gás natural liquefeito (GNL), que deverá suprir as necessidades brasileiras em caso de complicações com o fornecimento do combustível produzido na Bolívia. Gabrielle concedeu a entrevista na manhã desta quarta-feira, durante a Offshore Technology Conference (OTC), em Houston, Texas.
Gabrielli também confirmou que a YPFB (companhia estatal de hidrocarbonetos da Bolívia) oficializou nesta terça-feira os contratos assinados em 24 de outubro de 2006 com a Petrobras para a produção e comercialização de hidrocarbonetos naquele país.
- O acordo permite uma rentabilidade de longo prazo adequada para a Petrobras - disse.
O presidente da Petrobras acrescentou que a companhia e o governo brasileiro continuam negociando com as autoridades bolivianas um acordo para definir as condições da atividade de refino na Bolívia.
- As negociações continuam desde maio de 2006 até agora e esperamos achar uma boa solução - afirmou.
A Petrobras assinou recentemente contrato com a empresa Nigerian LNG para fornecimento de gás natural liquefeito para duas plantas de regaseificação que serão instaladas no país até o início de 2009 e que terão capacidade de tratar 21 milhões de metros cúbicos por dia de gás.