Uma pesquisa realizada em 2006 pela Fundação Perseu Abramo, em parceria com o Sesc Nacional e o Sesc São Paulo e divulgada nesta segunda-feira revelou o perfil dos idosos no Brasil e mostrou que problemas com saúde e educação estão entre os temas que mais os preocupam. A boa notícia é que mais da metade das pessoas com mais de 60 anos pratica alguma atividade física.
O levantamento mostrou que homens e mulheres idosos estão abandonando o sedentarismo e, independentemente da classe social, aproveitam para fazer um exercício simples e fácil: caminhar pelas ruas.
Quanto à educação, a pesquisa mostrou que 49% deles são analfabetos funcionais, ou seja, escrevem pouco mais que o próprio nome. E apenas 4% dos entrevistados navegam pela internet.
Foram ouvidos pela pesquisa Idosos do Brasil Vivências, desafios e expectativas na 3ª idade 3.759 brasileiros e brasileiras em 204 cidades distribuídas em todas as regiões do país.
O estudo mostra ainda que 42% dos homens com mais de 60 anos nunca fizeram exame de próstata e que 26% das mulheres da mesma faixa etária nunca foram ao ginecologista.
Pesquisa revela que 49% dos idosos são analfabetos funcionais
Segunda, 07 de Maio de 2007 às 13:13, por: CdB