Uma pesquisa feita pelo Greenpeace, nas principais capitais do Brasil, com 2.300 entrevistados, revelou que 82% não quer a construção de mais uma usina nuclear no Brasil. A informação é do coordenador da ONG, Sérgio Dialetachi. Nesta quarta-feira, haverá reunião do Conselho Nacionald e Política Energética para discutir sobre a Usina 3.
- Estamos fazendo pressão para que 82% da população brasileira seja ouvida na reunião da quarta-feira que decidirá isso - disse Sérgio.
Segundo o coordenador, o Brasil possui duas usinas nucleares que custam US$ 20 bilhões para serem construídas:
- Elas não geram mais do que 2% de toda a eletricidade do país e, nesse exato momento, as duas usinas estão paradas por problemas técnicos. Usinas Nucleares são inseguras, como mostrou o acidente na Chernobil, na Rússia em 1986, além de outros acidentes pelo mundo.
Dialetachi diz que o programa nuclear brasileiro já custou US$ 40 bilhões, em um país que precisa, primeiro, matar a fome da sua população. Afirma que usinas nucleares são ultrapassadas e que vários países desenvolvidos do mundo já estão desativando suas usinas por dois motivos:
- Usinas nucleares são sujas, sob dois pontos de vista: produzem lixo atômico, que leva milhares de anos para se decompor, e têm muitos segredos por trás delas. Tem sempre a mão de alguém que quer fazer uma bombinha por trás delas. Então são sujas nos dois sentidos -explica.
Existe, segundo ele, pressão de algumas instituições para que a Usina seja construída:
- Os militares, as construtoras e o lobby dos funcionários da Eletronuclear.
A ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, e o ministro de Integração Nacional, Ciro Gomes, já se posicionaram contra a iniciativa:
- Se é uma usina para gerar eletricidade e a ministra de Minas e Energia já disse que não interessa construí-la, que só pretende pensar em Angra 3 depois de 2010, então o que nos assusta é imaginar quais outros grupos estão por trás disso - conta.