Rio de Janeiro, 12 de Setembro de 2026

Pesquisa de bioetanol ganha impulso com inauguração de centro em Campinas

Sexta, 22 de Janeiro de 2010 às 11:41, por: CdB

O Brasil ganhou nesta sexta-feira  o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), em Campinas (SP).

O CTBE representa uma ação estratégica na manutenção da liderança brasileira na produção sustentável de etanol de cana. O objetivo final da iniciativa é desenvolver uma tecnologia eficiente e sustentável de conversão da biomassa desta planta em energia química renovável.

Para isso, o Laboratório tem uma ampla infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento (P&D), com destaque para a Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP). Esta permitirá o escalonamento de tecnologias relacionadas à produção de etanol a partir do bagaço de cana.

Para Marco Aurélio Pinheiro Lima, diretor do CTBE, o centro de pesquisa chega ao cenário de P&D brasileiro como um local que abre portas para outras instituições.

– Um Laboratório Nacional que convida pesquisadores de variados setores, com vastas experiências, a encontrar soluções para o desenvolvimento do bioetanol de cana-de-açúcar em todo seu ciclo produtivo –, diz.

Tags:
Edições digital e impressa