Presidente venezuelano e candidato à reeleição, Hugo Chávez lidera as intenções de voto para as eleições de 3 de dezembro no país com 52%, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela empresa local Datanálisis. A pesquisa mostrou que seu principal rival, o governador do Estado de Zulia, Manuel Rosales, tem cerca de 25,5% das intenções de voto.A pesquisa ouviu 1,6 mil pessoas entre 23 de outubro e 6 de novembro, e a margem de erro é de 2,45 pontos percentuais.
Apesar da ampla vantagem de Chávez, a Datanálisis ressaltou que Rosales diminuiu um pouco a diferença. Uma sondagem anterior, de setembro, mostrou que o atual presidente tinha 58% das intenções, contra 17% de Rosales. A maioria dos analistas espera uma vitória fácil para Chávez. Rosales, que sofre com falta de carisma, foi vinculado ao fracassado golpe de Estado de 2002, que tentou retirar Chávez do poder.
A empresa norte-americana Penn, Schoen and Berland Associates, que errou na previsão que fez de uma votação crucial na Venezuela em 2004, divulgou na quarta-feira uma pesquisa em que sugere uma disputa mais acirrada. A pesquisa desta empresa apontou Chávez com 48% das intenções de voto, contra 42% de Rosales. A sondagem ouviu mil pessoas entre 6 e 10 de novembro e tem margem de erro que varia de 3 a 3,5 pontos percentuais.