Rio de Janeiro, 26 de Janeiro de 2026

Pernambuco: PF detém seis passageiros clandestinos em navio

Seis passageiros clandestinos de um navio porta-contêineres chamado Rio Negro, de bandeira alemã. Eles foram detidos pela Polícia Federal (PF)

Quarta, 05 de Outubro de 2016 às 10:38, por: CdB

Os estrangeiros aguardaram a repatriação sob escolta de segurança privada em um hotel do Recife pago pela empresa de transporte de carga

Por Redação, com ABr - de Brasília:

Seis passageiros clandestinos de um navio porta-contêineres chamado Rio Negro, de bandeira alemã. Eles foram detidos pela Polícia Federal (PF) assim que a embarcação atracou no Porto de Suape, em Pernambuco, no dia anterior. A corporação divulgou a informação na manhã desta quarta-feira.

policia-2.jpg
A Polícia Federal informou ainda que alguns dos homens já tinham emigrado para Alemanha antes de ir para a França

Em depoimento, os detidos disseram ser albaneses. A Polícia Federal informou ainda que alguns dos homens já tinham emigrado para Alemanha antes de ir para a França. O grupo escolheu a embarcação com base em consulta feita pela Internet e, segundo informaram, não sabiam que o navio passaria pelo Brasil.

Eles embarcaram na cidade de Fos-sur-Mer, próximo a Marselha, na França.  No dia 23 de setembro eles se esconderam por quatro dias no meio dos contêineres, até que a comida que levaram acabou. Eles contam que foram, então, até a cozinha do navio para buscar alimentos e água. Quando foram surpreendidos pela tripulação, no dia 27 de setembro, na travessia da Espanha para o Brasil.

Imigração

O comandante do navio contou em depoimento na Delegacia de Imigração da PF. Ele informou sobre a presença dos passageiros clandestinos ao responsável pelo navio em terra. E o responsável acionou a Polícia Federal no Brasil.

Os estrangeiros aguardaram a repatriação sob escolta de segurança privada em um hotel do Recife pago pela empresa de transporte de carga. Para que sejam deportados ao país de origem ainda é necessário confirmar a nacionalidade dos homens.

De acordo com a Polícia Federal os detidos apresentaram uma certidão com seus nomes, mas a PF não sabe, por enquanto, se a documentação é verdadeira. O consulado da Albânia foi acionado para ajudar a confirmar a nacionalidade dos homens.

Além da das despesas de estadia do grupo no Brasil, a empresa responsável pelo Navio também vai arcar com os custos de repatriação dos seis detidos. A embarcação foi liberada ontem mesmo, quando seguiu viagem para o Porto do Rio de Janeiro.

A PF informou que as últimas detenções de clandestinos no país ocorreram em 2010. Um jovem nigeriano, um adolescente liberiano e um jovem camaronês foram encontrados em navios, em datas diferentes naquele ano. Os três homens já foram repatriados.

Tags:
Edições digital e impressa