Rio de Janeiro, 25 de Março de 2026

Pernambuco ganha laboratório para experimentos com células-tronco

Começa a funcionar nesta terça-feira no Hospital Agamenon Magalhães, na Zona Norte da capital pernambucana, o primeiro laboratório público do Nordeste que vai testar o uso de células-tronco em pacientes enfartados do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade, dotada de equipamentos de última geração, recebeu investimentos de R$ 250 mil do governo estadual. (Leia Mais)

Terça, 10 de Outubro de 2006 às 07:43, por: CdB

Começa a funcionar nesta terça-feira no Hospital Agamenon Magalhães, na Zona Norte da capital pernambucana, o primeiro laboratório público do Nordeste que vai testar o uso de células-tronco em pacientes enfartados do Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade, dotada de equipamentos de última geração, recebeu investimentos de R$ 250 mil do governo estadual. O ministério da Saúde participa do projeto, financiando os estudos científicos e a medicação.

De acordo com o cardiologista, Heitor Medeiros, o laboratório passa a integrar os 27 centros do país que fazem experimentos com células tronco, para tratamento de doenças incuráveis, a exemplo do mal de Parkinson, diabetes, lesões na medula óssea e cardiopatias graves.

O médico, João Moraes Júnior, coordenador da unidade, afirmou que o resultado esperado para pacientes que sobrevivem ao infarto do miocárdio é a regeneração do tecido do coração, lesionado pela insuficiência prolongada de oxigênio.

- O infarto pode resultar na insuficiência cardíaca, reduzindo a qualidade de vida das pessoas que ficam com cansaço e dificuldade de realizar atividades simples, como caminhar e subir escadas. Muitos acabam deprimidos por causa disso. A partir da regeneração dos tecidos cardíacos, por meio das células tronco, que têm capacidade de multiplicação, podemos melhorar a qualidade de vida dos doentes -, frisou.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde indicam que, a cada ano, mais de 14 mil pernambucanos morrem de doenças do coração.

Tags:
Edições digital e impressa