Rio de Janeiro, 06 de Fevereiro de 2026

Peritos enviados pelo governo recebem laudos de mortes no Alemão

Sexta, 20 de Julho de 2007 às 16:05, por: CdB

O grupo multidisciplinar de peritos coordenado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos recebeu nesta sexta-feira os laudos cadavéricos das 19 pessoas mortas durante a operação policial realizada no dia 27 de junho no Complexo do Alemão. O objetivo do trabalho, autorizado pela Secretaria de Segurança do estado, é investigar denúncias de que alguns do mortos no dia 27 de junho teriam sido executados por policiais.

A comissão, formada por dois peritos e um médico legista, passou a manhã no Instituto Médico Legal, no centro da cidade. Eles irão analisar todos os 19 laudos, compostos por três páginas cada um, além de uma série de documentos complementares. De acordo com o médico legista do estado de São Paulo Jorge Paulete Vanrell, o trabalho deverá demorar pelo menos um mês para ser concluído.

— O tempo de investigação ainda não está definido. De acordo com o que for encontrado nos laudos, poderemos pedir ainda uma série de exames complementares, como exumação e pesquisa de pólvora —, disse Jorge Paulete Vanrell.

O relatório final será encaminhado à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Também fazem parte também do grupo os peritos Débora Vargas de Lima e Jadir Ataíde.

Tags:
Edições digital e impressa