Rio de Janeiro, 01 de Abril de 2026

Penúltimo comboio de ônibus com brasileiros deixa Beirute

Sexta, 11 de Agosto de 2006 às 08:24, por: CdB

O penúltimo comboio de ônibus saindo de Beirute para retirar brasileiros do Líbano deixou a cidade na manhã desta sexta-feira com 189 pessoas distribuídas em quatro veículos. Mais um grupo ainda deve sair do Vale do Bekaa, no leste libanês, na próxima segunda-feira e depois disso o governo vai encerrar o processo de retirada dos cidadãos brasileiros do Líbano.

- Casos pontuais ainda vão ser analisados, e o governo brasileiro vai continuar dando toda a assistência necessária aos nossos cidadãos, mas estamos encerrando estas viagens regulares de retirada - explica o chefe do departamento de comunidades brasileiras no exterior do Itamaraty, embaixador Manuel Gomes Pereira.

O diplomata chegou ao Líbano no início da semana para acompanhar a saída dos últimos brasileiros que pediram ajuda para deixar o país.  Isso não significa que todos os brasileiros tenham saído do Líbano. Menos de três mil foram retirados de uma comunidade total de, no mínimo, 20 mil pessoas. A grande maioria destas pessoas tem vida estabelecida no Líbano. Para elas, a decisão de deixar o país não é fácil.

Tags:
Edições digital e impressa