Cinco peças curtas de Tennessee Williams, encontradas recentemente, estão lançando luz sobre a vida repleta de problemas de um dos maiores dramaturgos norte-americanos, mais de 20 anos após sua morte num quarto de hotel, cercado de comprimidos e garrafas de vinho.
Conhecido principalmente por algumas de suas primeiras obras, como "Um Bonde Chamado Desejo" e "The Glass Menagerie", convertidas em filmes de sucesso, os últimos anos da vida de Williams foram marcados por críticas ferozes da imprensa, depressão e fofocas em torno de sua homossexualidade.
As peças recém-descobertas e pouco conhecidas apresentadas em "Five by Tenn", que entrou em cartaz off Broadway, em Nova York, em novembro, tratam diretamente dessas questões.
A mais marcante e, potencialmente, mais polêmica delas conta a história de Candy, um travesti que é abandonado por seu amante mais velho e que leve para casa um acompanhante durão: um marinheiro cujas ameaças acabam degenerando em violência.
"And Tell Sad Stories of the Death of Queens" foi escrita em 1959, mas não chegou a ser encenada durante a vida de Williams, quando o homossexualismo ainda era um tema em grande medida tabu, apesar de ele próprio ter falado disso em suas memórias e em alguns de seus escritos posteriores.
"É incrível que essa peça tenha sido escrita nessa época", comentou Cameron Folmar, que representa Candy, um personagem bombástico e, ao mesmo tempo, vulnerável.
A produção é fruto de anos de trabalho de investigação de dois estudiosos da obra de Tennessee Williams, David Roessel e Nicholas Moschovakis, que planejavam publicar uma coleção de seus poemas mas acabaram tendo sua atenção desviada pelas peças enquanto analisavam seus papéis na Universidade do Texas.
Suas descobertas serão publicadas no primeiro semestre de 2005, num volume contendo 15 peças desconhecidas ou pouco conhecidas de Williams, que morreu em 1983, aos 71 anos.
As cinco peças que estão sendo produzidas em Nova York -- três das quais fazem parte de uma produção com o mesmo título encenada em Washington este ano -- são introduzidas e interligadas pelo próprio Tennessee Williams, com comentários tirados de suas obras conhecidas.
Em dado momento, Williams rejeita a sugestão de que Blanche DuBois, a personagem principal de "Um Bonde Chamado Desejo", fosse na realidade uma drag queen. Ele diz que, se quisesse escrever sobre uma drag queen, o teria feito. E ele realmente o fez, em "And Tell Sad Stories...."
Dirigido por Michael Kahn, que trabalhou com Tennessee Williams na clássica produção feita em 1974 de "Gata em Teto de Zinco Quente", "Five by Tenn" recebeu algumas críticas boas, mas, para o The New York Times, acrescenta pouco à reputação do escritor.
Uma das peças, "The Fat Man's Wife", ambientada em Nova York, é claramente um experimento no estilo Broadway que está muito distante da ambientação sulista das obras mais conhecidas de Williams.
A primeira, "Summer at the Lake", aparenta ser quase um primeiro esboço da relação mãe-filho tensa que reaparece em outras partes de sua obra.
A peça final é sombria, contendo dois personagens sem nome, uma mulher moribunda e encerrada em sua dor, o outro lutando contra a depressão, incapaz de completar sentenças.
"A intenção original não era que fossem apresentadas como obras-primas inéditas, mas como trabalhos bastante bons de alguém que, então, era um jovem mestre", diz Kahn sobre a coleção.
Embora as peças ofereçam alguns insights sobre a personalidade e as preocupações de Williams, o diretor disse que seria um engano enxergar nelas o que não existe.
"Sabemos o suficiente sobre a vida amorosa de Tennessee para saber que ele não manteve relacionamentos longos com sujeitos durões, mas ele fala, sim, em às vezes sair com marinheiros que batiam nele", diz Kahn. "Mas Tennessee não era feminino, não era efeminado. Ele não era uma drag queen."