Rio de Janeiro, 08 de Novembro de 2026

Paulo Paim cobra investimentos sociais

Segunda, 25 de Fevereiro de 2008 às 13:05, por: CdB

O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou, nesta segunda-feira, o fato de o Brasil ter reservas de US$ 188,5 bilhões, suficientes para o pagamento de sua dívida externa, estimada em US$ 184 bilhões. Para o senador, é necessário avançar ainda mais nas políticas de combate às desigualdades sociais.

- O pagamento da dívida externa deve se tornar uma fonte de direitos humanos. São quatro bilhões de dólares a mais sem dívida externa. É hora de investirmos em direitos humanos - afirmou.

O parlamentar defendeu ainda a aprovação de uma reforma tributária que propicie distribuição de renda e um novo pacto federativo, com responsabilidade social. Os direitos dos idosos e aposentados - frisou - também devem ser garantidos. Assim, reivindicou a aprovação dos projetos em tramitação no Congresso que estendem às aposentadorias o mesmo percentual de reajuste do salário mínimo.

Paim elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a equipe econômica; os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo; o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Segundo observou ainda, o Brasil estaria cada vez mais próximo de alcançar o cobiçado grau de investimento, nota concedida pelas agências de avaliação de risco que credencia um país a receber aplicações estrangeiras.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) ressaltou que o momento é propício para o governo focar em outras "dívidas", como a precariedade no sistema público de saúde, agravada pelo recrudescimento da dengue, e a má qualidade da educação.

Tags:
Edições digital e impressa