O deputado federal eleito Paulo Maluf foi condenado por improbidade administrativa pela juíza Silvia Maria Meirelles Novaes de Andrade, da 12ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo. Maluf foi o mais votado do Brasil na eleição para deputado federal de 2006, com quase 740 mil votos.
O ex-prefeito foi considerado culpado por ter feito propaganda em outdoors e na TV com seu símbolo pessoal, um trevo vermelho com quatro corações, utilizado também em campanhas político-eleitorais. A condenação determina que Maluf tenha seus direitos políticos suspensos por dez anos, mas a decisão é em primeira instância e pode ser contestada.
Na prática, Maluf deve assumir o mandato em 1º de janeiro de 2007 e, em Brasília, pedir que seu recurso seja julgado no Supremo Tribunal Federal, aproveitando o foro provilegiado de deputado federal.
A ação foi proposta em 24 de julho de 1996 pela Promotoria de Justiça da Cidadania de São Paulo. O Ministério Público alegou que, com a propaganda, Maluf aproveitou-se da máquina administrativa para se promover.
Paulo Maluf é condenado por improbidade administrativa
Quinta, 12 de Outubro de 2006 às 19:32, por: CdB