CARACAS, 15 AGO (ANSA) - O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do presidente Hugo Chávez, rechaçou a sugestão do "ultradireitista" Partido Popular (PP) da Espanha para que o governo venezuelano apoie a aliança opositora do país, a coalizão Mesa de Unidade Democrática (MUD).
O PSUV classificou a solicitação como uma "atitude descarada, abusiva e intervencionista" por meio de um comunicado.
A primeira vice-presidente do partido governista, Cilia Flores, afirmou que a "Venezuela rechaçou a atitude intervencionista da ultradireita espanhola" e que a legenda "considera vergonhosa a atitude do PP".
Flores disse que o pedido realizado pelo PP espanhol ao governo da Venezuela de intervir e apoiar a aliança opositora representa "uma clara violação das normas essenciais da convivência entre as nações e suas populações", além de expressar "uma postura política arrogante e intolerante".
Segundo ela, este acordo entre o PP e a MUD não surpreende seu partido. "A Espanha vai se colocar a serviço dos mais obscuros interesses imperialistas e fascistas. Atitude apátrida que não deterá nosso processo político de mudança e de transformação", enfatizou.
A militante do PSUV ainda declarou que "a direita espanhola deveria se preocupar e se ocupar da grave crise econômica e social pela qual atravessa sua sociedade, que os levou à necessidade imperiosa de uma resistência social, o movimento dos indignados, ao invés de adiantar uma intromissão nos assuntos internos da Venezuela".
"Exigimos respeito ao povo de [Simón] Bolívar. Não a intervenção da direita espanhola na Venezuela. Não a intervenção imperialista", concluiu.
O texto lido pela vice-presidente foi aprovado por unanimidade entre os militantes da organização política durante uma jornada de filiações realizada na capital venezuelana, Caracas.
O governo venezuelano não mantém boas relações com o PP espanhol desde 2002, quando este teria apoiado a tentativa de golpe de Estado contra o presidente Hugo Chávez. (ANSA)
Partido de Chávez nega pedido de apoio a oposição
Segunda, 15 de Agosto de 2011 às 06:27, por: CdB