Rio de Janeiro, 31 de Janeiro de 2026

Parlamentares registram pedido de CPI da Navalha

Terça, 19 de Junho de 2007 às 18:56, por: CdB

Parlamentares protocolaram nesta terça-feira o pedido de criação da CPI Mista da Navalha, comissão que terá o objetivo de investigar um esquema de fraudes em licitações públicas descoberto na Operação Navalha, da Polícia Federal.
 
O requerimento tem o número de assinaturas necessárias. Na Câmara, houve 171 adesões, que é o mínimo necessário. O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) já havia aderido, mas teve que retificar sua assinatura porque assinou como Paulinho da Força, como é conhecido.

- Inventaram uma coisa aí para a investigação não começar, mas eu fui lá e assinei de novo e agora está tudo certo -, disse Paulinho a jornalistas.

A última adesão foi do deputado José Paulo Tóffano (PV-SP).

- Fui o fiel da balança, mas o trabalho foi dos parlamentares que recolheram as assinaturas. Calhei de ser o último apenas -, disse.

Entre os senadores, houve 30 assinaturas, três acima do necessário. Pelas regras, a criação da CPI é oficializada após a leitura do requerimento em uma sessão conjunta do Congresso, sendo até a meia-noite desta data o prazo para incluir ou retirar assinaturas. Cabe ao presidente do Senado convocar a sessão conjunta.

Deputados que defendem a CPI acusaram o governo de ter atuado para impedir a adesão de governistas, o que teria retardado a entrega do pedido.

Na Operação Navalha, a Polícia Federal acusou funcionários públicos e autoridades de cinco ministérios, seis governos estaduais e duas prefeituras de fraudar licitações de obras públicas em favor da construtora Gautama. A operação também derrubou Silas Rondeau do Ministério das Minas e Energia.

Tags:
Edições digital e impressa