Rio de Janeiro, 08 de Fevereiro de 2026

Parlamentares chineses visitam a Alerj

Quarta, 01 de Agosto de 2007 às 18:02, por: CdB

Com a finalidade de estreitar a relação entre Brasil e China e conhecer o Parlamento brasileiro, a comitiva chinesa que visitou a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira.  Formado por sete deputados chineses da província de Hebei, três vice-presidentes de diferentes grandes empresas da mesma região e assessores, o grupo foi recebido pelos deputados Coronel Jairo (PSC) e Jodenir Soares (PTdoB). Líder da comitiva, o deputado chinês Bai Runzhang falou da satisfação de serem recebidos na Casa fluminense, ressaltou que a parceria existente entre os dois países tem ajudado muito o governo chinês e elogiou o Brasil.
 
— Esta terra é muito rica, com muitos recursos e um povo maravilhoso. Ficamos muito felizes de estarmos aqui com nossos colegas —, afirmou Bai Runzhang.

Durante a reunião, Coronel Jairo explicou aos chineses o funcionamento da Casa Legislativa falando sobre as eleições diretas no Brasil, o número de deputados, a participação feminina no Parlamento e as comissões existentes.
 
— Os deputados são eleitos por mérito e o sistema de votos em nosso País torna a eleição um dia de comemoração à democracia —, disse.

A comitiva afirmou que a assembléia deles é bem parecida com a brasileira, eleita com voto direto e livre.

Antes da despedida, a comitiva visitou o Plenário Barbosa Lima Sobrinho, onde foram recebidos pelos deputados que estavam presentes no expediente inicial da Casa. O deputado Luiz Paulo (PSDB) lembrou que a China será o próximo país a abrigar as Olimpíadas, em 2008, e pediu colaboração para que o Brasil possa sediar os jogos no ano de 2016. Para o deputado Coronel Jairo, a visita foi uma ótima oportunidade de trocar informações sobre as assembléias, tão distantes.
 
— É sempre proveitoso receber colegas e estreitar a relação entre os países —, afirmou.

Tags:
Edições digital e impressa