Rio de Janeiro, 09 de Maio de 2026

Paraguai esclarece ao Brasil acordo militar com EUA

Sexta, 16 de Setembro de 2005 às 13:17, por: CdB

O ministro Celso Amorim manteve nesta sexta uma série de encontros bilaterais com autoridades, representantes de França e Paraguai. Com ministra paraguaia Leila Rachid, Amorim obteve informações a respeito do acordo militar entre Paraguai e Estados Unidos. O ministro considerou o esclarecimento "tranquilizador".

- Rachid explicou que é uma continuação de um programa que vem desde 1943 e que não haverá nenhum aumento sequer - disse Amorim, referindo-se à presença de soldados norte-americanos no país vizinho.

Com o ministro de Relações Exteriores da França, Philippe Bouste-Zlady tratou, entre outros temas, da cooperação entre os dois países para combater a aids na África e dos recursos para aplicar na Ação de Combate à Fome e à Pobreza. Ainda, o ministro brasileiro encontra-se com representantes da Autoridade Nacional Palestina.

Sobre o tema da reforma da Organização das Nações Unidas, Amorim disse que não diz respeito apenas ao Conselho de Segurança.O ministro das Relações Exteriores fez o comentário ao adiantar o tema que vai tratar neste sábado, na abertura da 60ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo o ministro, a proposta de reforma que será discutida pela ONU prevê mudanças "das instituições dedicadas à construção da paz e dos direitos humanos". Amorim disse que a reforma deve aprofundar "apoio à luta contra a fome e a pobreza e manter viva as Metas do Milênio".

Amorim disse que também irá falar, em seu discurso, sobre a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah), comandada pelo Exército brasileiro.

Tags:
Edições digital e impressa