Rio de Janeiro, 14 de Fevereiro de 2026

Para sindicato, acidente está relacionado à falta de manutenção

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, Valmir de Lemos, as causas do maior acidente ferroviário dos últimos sete anos, com dois trens nesta quinta-feira em Nova Iguaçu, estão relacionadas à falta de manutenção adequada na linha férrea.

Sexta, 31 de Agosto de 2007 às 11:33, por: CdB

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, Valmir de Lemos, as causas do maior acidente ferroviário dos últimos sete anos, com dois trens nesta quinta-feira em Nova Iguaçu, estão relacionadas à falta de manutenção adequada na linha férrea.
Vladimir possui um relatório sobre irregularidades que o sindicato afirma denunciar há seis anos. Entre elas está a falta de parafusos para as placas de ferro que sustentam os trilhos aos dormentes.

— O trem tombou antes de bater na traseira do outro. Alguns desvios estão velhos por falta de manutenção e ele provavelmente se abriu — disse Lemos.

O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, reclamou da concessionária SuperVia e disse ser necessário rever a relação com a empresa: — Agradeço a rede de solidariedade que se montou, mas temos de rever a relação com a SuperVia. Naquele local acontecem acidentes e atropelamentos sistematicamente. É necessário ter uma passarela — reclamou.

Supervia não pode ser tratada como “Judas”

O governador Sérgio Cabral descartou nesta sexta-feira a possibilidade da Supervia perder a concessão de serviços ferroviários no Estado em razão do acidente Segundo ele, não se pode tratar a empresa como "Judas" e é preciso reconhecer os investimentos feitos pela Supervia nos últimos anos.

O governador disse que vai esperar o relatório que será realizado pela Secretaria Estadual de Transportes e pela agência reguladora do setor antes de falar sobre eventuais sanções.
Cabral afirmou que é preciso evitar precipitações e discursos demagógicos e que o momento é de prestar solidariedade às vítimas.

Polícia investiga falha operacional

A polícia trabalha com a hipótese de falha operacional. De acordo com o delegado Fábio Pacífico Marques, titular da 58ª DP (Nova Iguaçu) e responsável pela investigação, três possibilidades serão investigadas: falha humana, falha mecânica e falha de sinalização.

Segundo ele, peritos do Instituto de Criminalística Carlos Ébole passaram parte da madrugada fazendo perícia no local do acidente. Ainda de acordo com o delegado, testemunhas e técnicos da SuperVia começarão a ser ouvidos nesta sexta-feira. Os responsáveis podem ser indiciados por homicídio culposo.

Ele disse que há informações de uma gravação entre um dos maquinistas e a Central de Controle da concessionária. A suposta fita também será investigada.

Identificadas seis vítimas

Seis vítimas fatais do acidente já foram identificadas. São elas: Severino Inácio da Silva, Jessé da Silva Loroza, Gerônimo Pereira, Érica da Silva, Rosana Theofilo e Renan Pedrosa Moreira.
Vinte uma pessoas continuam internadas nos hospitais da Posse, de Duque de Caxias e Austin, na Baixada, e no Cardiotrauma, na Zona Sul do Rio. Os outros quatro corpos ainda estão em processo de identificação no IML.

Comissão

Em nota oficial, a SuperVia, concessionária do transporte ferroviário no Estado, lamentou o acidente e anunciou que formou uma comissão de técnicos para apurar as causas do acidente. "O laudo será apresentado num prazo de 10 dias", diz o documento da companhia. "Portanto, são prematuras quaisquer hipóteses sobre o ocorrido", conclui a nota.

O coordenador de operações da SuperVia, João Gouveia, prometeu que a empresa irá arcar com as despesas de funeral das vítimas e dar "toda a assistência possível" às famílias. Ele afirmou que a empresa implementou o plano de contingência e enviou ao local assistentes sociais e médicos para ajudar as vítimas.

Porém  familiares e amigos reclamam que 17 horas após o acidente, eles ainda enfrentam a agonia de não saber o nome de todos os mortos e feridos. Não há no site da SuperVia nenhum comunicado oficial sobre o acidente ou sobre as vítimas.
 

Tags:
Edições digital e impressa