O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira, na Câmara de Comércio Brasil-EUA, em Nova York, que o Brasil já está em um ciclo de "crescimento sustentável". Segundo ele, a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2007 é de 4,5%.
- Estamos entre as dez maiores economias do mundo -, ressaltou.
Mantega destacou que atualmente o Brasil precisa acelerar o crescimento ao mesmo tempo em que mantém os fundamentos econômicos. Segundo ele, neste momento o governo está empenhado em garantir investimentos em infra-estrutura - com melhorias nas áreas de energia elétrica, portos e aeroportos - para acelerar o crescimento.
Ele ressaltou que o Brasil precisa mudar seu sistema de impostos, adotando uma opção menos complicada e à prova de sonegação.
- Temos várias tarefas a fazer, como a reforma tributária. Nossa estrutura tributária não é boa e não é eficiente. Desafios e problemas não faltam, mas são mais fáceis de resolver -, afirmou.
Mantega reconheceu que o câmbio, atualmente, é um problema a ser resolvido e destacou que os setores têxtil, de calçados e mobiliário, que absorvem grande quantidade de mão-de-obra, enfrentam séria competição no mercado internacional.
- Temos que baratear os pontos que colocam o produtor brasileiro em desvantagem ao produtor internacional -, disse.
Para Mantega, Brasil já vive crescimento sustentável
Segunda, 16 de Abril de 2007 às 16:49, por: CdB