Rio de Janeiro, 01 de Fevereiro de 2026

Para Aeronáutica, novas rotas vão resolver caos aéreo

Terça, 26 de Junho de 2007 às 09:13, por: CdB

A partir da 12h desta terça-feira, rotas especiais vão ligar Rio de Janeiro e São Paulo a cidades do Nordeste e do exterior. Elas funcionarão praticamente como rotas exclusivas, com pouco movimento, para agilizar o trafego aéreo.

Para o Comando da Aeronáutica, a primeira fase do plano de emergência para normalizar a situação nos aeroportos deu certo. Poucos sargentos controladores, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), foram solidários aos 14 afastados na última sexta-feira, chamadas de 'lideranças negativas'.

Mesmo assim, alguns sargentos militares, que até sexta-feira eram responsáveis pela defesa áerea, já assumiram o controle de dois setores do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo-1 (Cindacta-1), em Brasília. Outro grupo está de prontidão em Manaus.

Depois dos quatros dias de atrasos dos vôos, na semana passada, a Aeronáutica conseguiu - com a implementação do plano de emergência - reduzir o espaçamento entre os vôos e manteve a distância das aeronaves entre cinco e dez minutos. 

 Gratificação

A situação nos aeroportos nesta segunda-feira  foi tranqüila, se comparada ao caos da semana passada. Segundo a Infraero, até as 17h30, 140 vôos saíram com atraso de mais de uma hora. Isso corresponde a 10,3% do total. O número de cancelamentos chegou a 66.

Na manhã desta segunda, em seu programa semanal de rádio Café com o presidente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que é justo que os controladores peçam melhores salários, mas eles não podem paralisar serviços que prejudicam a população.

Se o caos aéreo realmente acabar, o presidente Lula já decidiu: dará uma gratificação aos controladores. A Medida Provisória já está pronta. 

 Terrorismo

Ainda no programa de rádio, Lula chamou de "terrorismo" as críticas ao sistema que controla os vôos no Brasil. - Do ponto de vista do controle, o sistema brasileiro é dos mais modernos do mundo. Nós temos poucos acidentes comparados a qualquer outro país do mundo. Agora, o sistema é muito mais sofisticado, portanto, sabe, não existe possibilidade de ficar passando terrorismo para a sociedade - disse Lula.

Tags:
Edições digital e impressa