Rio de Janeiro, 15 de Fevereiro de 2026

Para Acrefi Copom vai manter Selic em 11,5% ao ano

Terça, 04 de Setembro de 2007 às 14:09, por: CdB

O Conselheiro Econômico da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), Istvan Kasznar, disse, em nota, nesta terça-feira, que a taxa básica de juros da economia não deverá cair na reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que termina na quarta-feira.
 
Para Kasznar, além de uma maior insegurança no mercado internacional devido ao que chamou de ajuste técnico com seletividade de carteira no mercado imobiliário americano, ainda existe o componente inflacionário, que apesar de não assustar como no passado, sempre é uma pedra no sapato e torna o Copom mais conservador.
 
— É difícil prever os próximos passos da política monetária até o final do ano. Mas, pelo que eu conheço dos membros do Colegiado, dificilmente haverá corte de juros amanhã. Estou ciente de que a ampla maioria do mercado espera um corte de 0,25%, mas todos já previam isso praticamente desde a última reunião do Copom. De lá para cá, o cenário, apesar de não ser catastrófico, certamente se deteriorou —, explica Kasznar.
 
Na hipótese de haver queda da Selic amanhã, o consultor econômico da Acrefi ressalta que possa ser a última do ano.
 
— Mesmo assim não creio na queda nem de 0,25 ponto. Para mim, nas duas últimas reuniões, com um cenário econômico mais claro, o BC possa reavaliar sua atuação e trazer a taxa de juros básica para 11,25% ou mesmo 11% até o final de 2007 —, disse.
 
Para Kasznar, a economia cresce de 4,5% a 5% esse ano e repete a mesma taxa no ano que vem, o que, sem dúvida, é uma vitória da equipe econômica desse governo, que, segundo ele, vem realizando um trabalho soberbo.

Tags:
Edições digital e impressa