Rio de Janeiro, 09 de Setembro de 2026

Papa será substituído na bênção de domingo pela 1a vez

Sábado, 26 de Fevereiro de 2005 às 12:47, por: CdB

O papa João Paulo 2o ficará em seu quarto de hospital no domingo enquanto, pela primeira vez em seu papado, um assistente presidirá a tradicional bênção do Angelus à multidão que se reúne na Praça de São Pedro.

O Vaticano afirmou que o papa de 84 anos, temporariamente sem voz após a traqueostomia feita para aliviar sua crise respiratória, delegou suas funções ao arcebispo Leonardo Sandri, vice-secretário de Estado.

Em comunicado, o Vaticano disse que João Paulo 2o, que também sofre de doença de Parkinson em estágio avançado, irá "participar" da oração do Angelus de seu quarto no hospital. A expectativa é de que ele acompanhe a cerimônia pela TV.

O comunicado indica que João Paulo 2o não aparecerá na janela do hospital para a bênção, que ocorre aos domingos no lugar em que o papa estiver.

Mesmo em maio de 1981, quatro dias após quase ser morto em uma tentativa de assassinato, o papa conseguiu sussurrar pelo rádio uma bênção de seu leito no hospital.

Quando foi hospitalizado no início deste mês, o papa foi forte o suficiente para sentar em frente à janela e pronunciar a bênção depois que um assistente leu as saudações.

Não está claro se haverá uma rede de vídeo entre a praça de São Pedro e o hospital neste domingo, o que permitiria aos fiéis pelo menos ver o líder da Igreja Católica, que possui cerca de 1,1 bilhão de seguidores no mundo.

O papa foi levado de volta ao hospital pela segunda vez neste mês na última quinta-feira. O próximo boletim sobre seu estado de saúde deve ser divulgado na segunda-feira.

Tags:
Edições digital e impressa