Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Papa não consegue falar em público novamente

Quarta, 30 de Março de 2005 às 05:36, por: CdB

O papa João Paulo II voltou a ter problemas para falar em público nesta quarta-feira, alimentando os temores sobre a possibilidade de não conseguir se recuperar da cirurgia que sofreu na garganta.

O pontífice de 84 anos apareceu rapidamente na janela de seus aposentos com vista para a Praça de São Pedro a fim de abençoar os fiéis no dia em que costuma realizar uma audiência semanal.

Mas quando um assessor colocou um microfone próximo à sua boca, ele emitiu alguns sons, mas não conseguiu dizer quaisquer palavras e o microfone foi retirado. João Paulo II permaneceu na janela por cerca de quatro minutos e fez o sinal da cruz com a mão direita.

Ele já havia tentado falar aos fiéis no domingo de Páscoa, mas não pôde formular frases, levando às lágrimas muitos que assistiam à cena. A imprensa italiana vem dizendo que os médicos consideram a hipótese de colocar um tubo de alimentação no estômago do papa, que enfrenta problemas para engolir.

Tags:
Edições digital e impressa