Rio de Janeiro, 29 de Agosto de 2026

Pane prejudica milhares de usuários do metrô

Segunda, 13 de Dezembro de 2010 às 02:25, por: CdB

Sexta-feira, dia de pior trânsito na capital, próximo ao horário de rush e o metrô de São Paulo entrou em pane mais uma vez, ampliando o caos para milhares de usuários que voltavam do trabalho para casa no final da tarde ontem.

Uma falha de equipamento na Estação Patriarca (Zona Leste) por volta das 17 h, causou lentidão nas três  principais linhas (Vermelha, Azul e Verde) do metrô paulista. E, também, restrição à entrada de milhares de passageiros em todas as estações da Linha 3 -  Vermelha (Palmeiras-Barra Funda/Corinthians-Itaquera).

As três linhas prejudicadas operaram com velocidade reduzida e maior intervalo entre os trens por quase quatro horas. Como reflexo da pane na Linha Vermelha, os passageiros também enfrentaram lentidão nas linhas 2-Azul e 3-Verde. A operação da Linha Vermelha só foi normalizada às 20h41, após quase quatro horas de circulação em velocidade reduzida.

Pior é que pelo menos desde a metade do ano, o metrô de São Paulo apresenta falhas e emperramento em suas operações no mínimo uma vez por semana. Virou rotina. Ainda bem que dessa vez o governo tucano paulista não veio com história de que o problema foi provocado por sabotagem, como fizeram próximo ao 1º turno da eleição deste ano o governador Alberto Goldman e o candidato a presidente (agora derrotado) José Serra (PSDB-DEM-PPS).

A ridícula história de sabotagem eleitoral


Levantaram a história de que era sabotagem eleitoral, para um problema que ocorria antes e continuou a ocorrer depois toda semana e que o Sindicato dos Metroviários tem denunciado à exaustão: falta manutenção ao metrô paulistano que não dispõe sequer de plano de emergência para situações de emergência desse tipo.

Se falta investimento, sobra incompetência e má gestão tucana no principal metrô do país, um feudo do aparelhamento e de nomeações políticas dos governos do PSDB. A exemplo, aliás, do que são várias outras áreas do Estado, relacionadas ao trânsito e ao transporte como a DERSA, o DETRAN e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos todas "figuras carimbadas" na longa lista de corrupção e irregularidades que acompanham o governo paulista.

Não são diferentes diferentes, o caos instaurado e a irresponsabilidade com que são geridas, também, áreas como o sistema penitenciário do Estado (dominado pelo crime organizado) e a antiga FEBEM - para ficar apenas em dois exemplos de mal feitos tucanos nesses 16 anos em que governam São Paulo.

Só falta, agora, mudarem o nome do metrô paulistano, como os tucanos gostam de fazer... Ante um problema, eles mudam o nome do órgão ou instituição para continuar tudo na mesma, como fizeram com a FEBEM, hoje chamada Fundação CASA.

 

Imagem: Blog Rui Falcão

 

Tags:
Edições digital e impressa