Devido à oscilação na rede de alta tensão da Light, ocorrida no início da manhã desta sexta-feira, a elevatória do Lameirão da Cedae está operando com 60% de sua capacidade, o que poderá afetar o fornecimento de água em parte da capital do estado e nos municípios de Nilópolis e São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
A previsão da Cedae é de que a elevatória volte a funcionar com plena capacidade no início da tarde desta sexta com a entrada em operação de suas quatro bombas. A pane elétrica interrompeu a operação das bombas hidráulicas da elevatória do Lameirão, que desligaram por volta de 6h30.
Com a normalização do fornecimento de energia elétrica, os técnicos da Cedae conseguiram restabelecer a operação de duas bombas de grande porte (9 mil HP) e duas reservas de pequeno porte (4,5 mil HP). As outras de 9 mil HP tiveram problemas eletromecânicos e estão sendo reparadas. Logo após a conclusão dos reparos, prevista para o início da tarde, os equipamentos reservas serão substituídos por uma dessas duas grandes bombas.
A Cedae prevê que o abastecimento nos municípios atingidos será normalizado durante esta sexta.