Rio de Janeiro, 01 de Fevereiro de 2026

Pan: voluntários começam a receber credenciais

Quinta, 21 de Junho de 2007 às 15:37, por: CdB

Os voluntários que trabalharão nos Jogos Pan-Americanos, que acontecem em julho, no Rio de Janeiro, começaram a receber nesta quinta-feira as credenciais. Eles atuarão no atendimento ao público e no auxílio à segurança. Ao todo, o grupo é formado por 15 mil pessoas, que irão receber auxílio alimentação e passagem, além de um kit com os uniformes.

O gaúcho Edson Silva, de 30 anos, é um desses voluntários. Ele viajou de bicicleta por 22 dias do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, passando por cinco estados e 67 cidades. Foram, em média, segundo ele, cinco horas de pedaladas por dia, enfrentando frio, calor e cansaço. O ciclista se inscreveu como voluntário do Pan em 2005. E agora, finalmente, está com a sua credencial para o Estádio João Havelange, que abrigará as provas de atletismo.
 
- Eu estou desde 2005 respirando essa preparação e o ânimo para mim é muito grande. Cheguei na cidade há cinco dias e já gostaria de estar trabalhando, ajudando na preparação do Pan -, disse Edson.

Na fila do Centro de Uniformes e Credenciamentos do Pan, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, a imagem de Éden Francisco Lopes se destacava. Com 86 anos, ele é o voluntário mais velho do Pan.

- Eu trabalho como dirigente de esporte há mais de 60 anos. Então, eu resolvi oferecer essa minha experiência para ver se tem alguma utilidade. E parece que está tendo. Eu vou trabalhar no controle das regatas -, contou Lopes.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, ressaltou que a adesão dos voluntários é essencial para o sucesso dos jogos.
 
- O voluntariado do Pan também será uma demonstração da generosidade do povo brasileiro, sobretudo do povo carioca, que vai ser decisivo para a magia dos Jogos Pan-Americanos. E nós, que sonhamos com os jogos olímpicos, poderemos fazer da magia do Pan, que tem como marca o nosso povo, um diferencial para o futuro -, disse.

Tags:
Edições digital e impressa