De olho nos jogos Pan-Americanos, o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) lançou uma campanha de doação de sangue denominada "Pratique solidariedade", para aumentar os estoques para atender possíveis demandas durante o Pan.
No instituto, a queda de mais de 40% fez zerar os estoques, causando a pior crise já vista nos últimos dez anos. A expectativa é obter até o início da competição 500 bolsas extras.
A campanha irá até o fim do mês e o Hemorio pretende reverter a crise convocando todos que não puderam doar sangue mês passado por causa da vacinação, além de formar novos doadores de sangue habituais.
Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde, não ser usuário de drogas ilícitas e nem ter tido contato sexual de risco para doenças sexualmente transmissíveis. O voluntário não deve esquecer de trazer um documento oficial de identidade com foto e não é necessário estar em jejum. Deve somente evitar ingerir bebidas alcóolicas 12 horas antes da doação e de comidas gordurosas.
O Hemorio funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, 8 – Centro, ao lado do Campo de Santana e do Hospital Souza Aguiar. Mais informações pelo Disque Sangue no telefone 0800 282 0708.
Rio de Janeiro, 03 de Fevereiro de 2026
Edições digital e impressa