Rio de Janeiro, 18 de Setembro de 2026

Palocci fala em agenda de crescimento

Ministro da Fazenda, Antonio Palocci afirmou neste domingo que o governo estuda criar uma agenda de crescimento, que caminharia junto à meta de inflação, para elevar a expansão da economia. (Leia Mais)

Domingo, 23 de Maio de 2004 às 16:18, por: CdB

Ministro da Fazenda, Antonio Palocci afirmou neste domingo que o governo estuda criar uma agenda de crescimento, que caminharia junto à meta de inflação, para elevar a expansão da economia.

- O Conselho Monetário Nacional definiria uma agenda, uma série de pressupostos e expectativas para que sejam cumpridos níveis de crescimento progressivos ao longo dos anos, e estabeleceria metas de inflação compatíveis com isso - afirmou Palocci a jornalistas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista ao jornal O Globo, revelou que o governo vem estudando ajustar a meta de inflação ao crescimento econômico.

Palocci explicou que não seria definida uma meta de expansão do Produto Interno Bruto (PIB), mas uma série de diretrizes que passariam por acesso à crédito, Parceria Público-Privada e investimentos em infra-estrutura.

- Você estabelece isso entendendo que o cumprimento dessa agenda aumentaria o PIB potencial do Brasil, e permitiria que se atinja valores mais altos em 2005 do que em 2004, e mais altos em 2006 do que em 2005 - afirmou.

A idéia será debatida, segundo o ministro, no próximo encontro do CMN, em junho. A meta de inflação este ano é de 5,5% e 4,5% para 2005, com variação de 2,5 ponto percentual para cima e para baixo.

Tags:
Edições digital e impressa