Rio de Janeiro, 21 de Agosto de 2026

Palmira: aviação russa continua apoiando forças sírias

A aviação russa realizou 41 missões alvejando 146 instalações militares dos terroristas em Palmira, diz-se no comunicado do Centro para reconciliação na Síria.

Quinta, 24 de Março de 2016 às 11:13, por: CdB

 

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou, em 14 de março de 2016, a retirada parcial das forças russas da República Árabe da Síria

  Por Redação, com Sputnik Brasil - de Beirute:   A aviação russa realizou 41 missões alvejando 146 instalações militares dos terroristas em Palmira, diz-se no comunicado do Centro para reconciliação na Síria.

Entre 20 e 23 de março a Força Aeroespacial russa realizou 41 missões na cidade de Palmira, província de Homs, durante as quais alvejaram 146 instalações militares dos terroristas. Foram eliminados 6 pontos de comando, mais de 320 militantes, 5 tanques, 6 peças de artilharia, dois armazéns e 15 veículos – destaca-se no comunicado.

Segundo as informações do centro, na província de Aleppo o Estado Islâmico está aumentando o contingente das suas forças que significa que o grupo terrorista prepara uma nova ofensiva contra as posições governamentais nesta província.

aviaorusso.jpg
Segundo as informações do centro, na província de Aleppo o Estado Islâmico está aumentando o contingente das suas forças

Os acordos sobre a trégua foram atingidos com 43 grupos armados na Síria e o total de povoações que se juntaram à trégua é equivalente a 51. No total, o cessar-fogo na Síria foi violado 7 vezes durante as últimas 24 horas, diz-se no comunicado do centro.

No dia 22 de fevereiro, Rússia e Estados Unidos chegaram a um acordo para um cessar-fogo na Síria. O acordo entrou em vigor no dia 27 de fevereiro, mas não se aplica ao EI nem à Frente Nusra, grupos terroristas em ação no país.

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou, em 14 de março de 2016, a retirada parcial das forças russas da República Árabe da Síria. A presença militar de Moscou começou em 30 de setembro de 2015, quando o parlamento russo aprovou o envio de um grupo da Força Aeroespacial, após um pedido de Bashar Assad. O governo de Damasco pediu a ajuda russa no combate aos grupos terroristas EI e Frente al-Nusra.

Estado Islâmico ameaça do mundo

O site do canal televisivo RT publicou documentos e relatos dos militantes prisioneiros do Daesh que contaram sobre o estilo de vida dos terroristas.

À agência russa de notícias Sputnik já contou sobre as regras adotadas dentro de grupo terrorista de Estado Islâmico na Síria e publicou entrevistas com ex-militantes da organização. Os jornalistas do canal russo RT visitaram o norte da Síria, a cidade recém-liberada do Daesh de al-Shaddadi, e encontraram mais detalhes sobre a vida dos terroristas e documentos que provam o que antes foram somente suposições.

O trabalho ideológico no EI realiza-se desde anos de infância. Os militantes curdos obtiveram e entregaram aos jornalistas russos provas escritas preparadas para professoras de escola. Os militantes realizam testes especiais junto elas para conhecer se sabem leis da sharia e compreender a sua competência em ensinar crianças.

Por exemplo, os materiais contem a seguinte pergunta: “Como tratar a pessoa que dá comida a um cristão que está em uma casa cercada?” A resposta correta é que isso é “uma traição de nível baixo porque esta pessoa ama o seu camarado mais que Alá”.

É interessante que os documentos têm um anexo, um registro com notas de professoras. Próximo à lista de nomes há uma conclusão: “Admitida” ou “Reconversão profissional é necessária”.

Os militantes curdos mostraram aos jornalistas russos um maço de documentos dos encarcerados e executados e folhas de registros de pequenas multas pagas por crimes não sérios.

Ainda os habitantes dos territórios sob o controle dos terroristas leais ao Estado Islâmico não têm uma plena liberdade. Por exemplo, para mover de uma região para outra é necessário submeter um pedido especial ao Departamento de deslocamento interno do EI. Uma folha com carimbos do Daesh diz que um homem quer mover para a região vizinha onde mora a sua filha com o seu marido porque é muito velho e não pode viver sozinho. Um outro quer mover para outra região para realizar trabalhos temporários na jazida de petróleo.

Assim, o território sob o controle do Estado Islâmico existe em condições de controle especial onde habitantes locais têm que aceitar as regras violentas dos terroristas.

Tags:
Edições digital e impressa