Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Palloci enfatiza vantagens da autonomia do BC

Terça, 29 de Março de 2005 às 09:24, por: CdB

O ministro da fazenda Antonio Palloci, voltou a enfatizar as vantagens da autonomia do Banco Central na condução da política monetária, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, nesta terça-feira

De acordo com Palocci, estudos recentes e profundos indicam que os ganhos obtidos com um BC autônomo e transparente se revelam numa queda efetiva das taxas de juros no longo prazo, na redução da probabilidade de crises cambiais e numa contribuição real da instituição para o crescimento da economia.

- O que se observa na maior parte dos países - e essa é uma tendência - é que os governos definem as metas de inflação e os bancos centrais têm autonomia ou, pelo menos, autonomia operacional para persegui-la, definido os instrumentos mais apropriados para esse fim - assinalou.

Palocci sugeriu aos senadores que o tema da autonomia do BC seja discutido em conjunto com a sociedade no prazo que for necessário, para que a decisão que vier a ser adotada seja a "mais madura possível".

Tags:
Edições digital e impressa