Uma enorme chave de metal exibida na cidade de Belém, na Cisjordânia, é um dos pontos altos dos eventos que neste ano marcam os 60 anos de Nakba, ou “tragédia”, como os palestinos chamam a criação de Israel e a expulsão de suas terras.
A chave, com dez metros de comprimento e duas toneladas, se tornou um símbolo da determinação palestina de recuperar a terra perdida. Os organizadores acreditam que, pelo peso e o tamanho, essa seria a maior chave do mundo.
– Esperamos entrar no livro Guinness de recordes –, afirma Munther Ameera, diretor do centro para jovens do campo de refugiados de Aida, onde está localizada a chave.
– Desejamos que (a chave) ajude a chamar a atenção internacional e aumente a conscientização para o problema dos refugiados palestinos –, diz ele.
Resistência
Muitos dos que foram expulsos de suas vilas e casas ainda guardam as chaves de suas portas como uma relíquia de família.
– Gostaria de deixar mais para meus filhos e netos, mas tenho apenas essa chave –, afirma Abu Yussef, morador do campo de refugiados de Al Jalazone.
– Mas sei que eles não vão desistir de nossa terra –, diz ele.
Eventos
Na última quinta-feira, dia em que Israel comemorou seus 60 anos, cerca de 700 pessoas marcharam de outros campos de refugiados até Aida. A marcha e os discursos que se seguiram fizeram parte dos eventos para marcar o Nakba palestino.
Nesta quinta-feira, cerca de 20 mil balões negros devem ser soltos na Cisjordânia. A expectativa dos organizadores é que os ventos os levem para Jerusalém.
Pelas ruas de Ramallah, onde fica a sede da Autoridade Palestina, muitas bandeiras palestinas e negras (especiais para os 60 anos de Nakba) e cartazes com os nomes de mais de 500 vilas destruídas lembram que essa é uma época especial.
Eventos em outros países também estão marcando a data. Nesta quinta-feira estão previstas manifestações, conferências, festivais artísticos e minutos de silêncio no Chile, Indonésia e Canadá, além de atividades na maioria dos campos de refugiados palestinos em Gaza, na Cisjordânia, Líbano, Jordânia e Egito.
Palestinos lançam chave gigante para marcar luta por terra
Quarta, 14 de Maio de 2008 às 09:17, por: CdB