Rio de Janeiro, 14 de Setembro de 2026

Palestinos impõem condições para devolver corpos de soldados

Militantes palestinos mostraram nesta terça-feira os cadáveres desmembrados de seis soldados israelenses, mortos em uma emboscada na Faixa de Gaza, e disseram que só vão devolvê-los depois que Israel suspender as ações militares e negociar a libertação de prisioneiros palestinos. (Leia Mais)

Terça, 11 de Maio de 2004 às 14:21, por: CdB

Militantes palestinos mostraram nesta terça-feira os cadáveres desmembrados de seis soldados israelenses, mortos em uma emboscada na Faixa de Gaza, e disseram que só vão devolvê-los depois que Israel suspender as ações militares e negociar a libertação de prisioneiros palestinos.

O general Moshe Yalon, comandante do Exército de Israel, rejeitou qualquer negociação pela devolução dos corpos, e suas tropas vasculharam um bairro densamente povoado da Cidade de Gaza em busca dos cadáveres, enquanto os confrontos com os militantes continuam.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha disse que passou a mediar a devolução dos corpos.

Israel já participou de negociações para a devolução de corpos de israelenses assassinados, uma questão de grande importância por motivos políticos e religiosos. Em janeiro, o país liberou centenas de prisioneiros árabes em troca de um empresário sequestrado e dos restos de três soldados.

Os seis militares mortos em Gaza estavam dentro de um tanque que foi estraçalhado por uma bomba na Cidade de Gaza.

"Estamos de posse dos restos dos seus corpos, que foram jogados nas ruas de Gaza. Temos nossas exigências para entregá-los ao ocupante sionista", disse um comunicado conjunto da Jihad Islâmica e das Brigadas dos Mártires de Al Aqsa, sem mencionar quais são essas exigências.

Khader Habib, um dos líderes políticos da Jihad Islâmica, disse mais tarde à Reuters que as condições são a suspensão das incursões israelenses em territórios palestinos e negociações para a libertação de alguns dos milhares presos palestinos em Israel.

Antes, um militante mascarado havia apresentado partes dos corpos em um saco plástico manchado de sangue, enquanto uma pequena multidão de palestinos gritava "Allahu Akbar" (Deus é grande).

O general Dan Harel, comandante das forças israelenses em Gaza, disse que suas forças estão "procurando casa a casa, em cada teto e cada varanda, para encontrar peças do blindado de transporte e dos corpos. Nosso compromisso é trazê-los para o sepultamento em Israel".

Uma fonte palestina disse ter informado à Cruz Vermelha que o Exército israelense deve abandonar Gaza imediatamente e suspender as incursões militares, dando chance às negociações para a entrega dos corpos.

"Não estamos negociando", disse Yaalon no aeroporto de Tel Aviv, após abreviar uma viagem à Polônia por causa dos incidentes em Gaza.

Tags:
Edições digital e impressa