Construído há mais de 150 anos, o Palácio Guanabara, situado no bairro de Laranjeiras, Zona Sul do Rio, vem merecendo a preocupação da governadora Rosinha Garotinho em preservar este patrimônio histórico da sociedade fluminense.
Sede administrativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o palácio passará por reformas realizadas pela Emop (Empresa de Obras Públicas), após os trâmites da licitação marcada para esta sexta-feira, às 10h30, no auditório da empresa.
O projeto compreende a restauração da varanda de mosaicos e a escadaria revestida em mármore de Carrara, localizadas na fachada principal, onde a Emop detectou o início de uma deterioração em sua estrutura de sustentação.
Os revestimentos em argamassa das paredes externas que se encontram soltos deverão ser removidos. Nas paredes internas, os revestimentos sob os azulejos também serão retirados, de forma a deixar a alvenaria aparente.
O teto interno também passará por procedimento semelhante em relação às lajes, e o telhado será substituído. Os serviços envolvem ainda toda a substituição da rede de drenagem de águas pluviais por outra nova.
Para complementar as obras, a sede do governo do estado receberá iluminação ornamental. Os serviços já receberam o aval do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o prazo estipulado pelo edital de licitação para a realização dos trabalhos é de 300 dias, com orçamento de R$ 695 mil.
O palácio foi residência oficial da princesa Isabel, que promulgou a Lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil. Com a proclamação da República, o imóvel abrigou instalações militares, vindo a receber o nome Guanabara, em 1897. Tornou-se a residência oficial da Presidência da República em 1926, servindo de moradia para Getúlio Vargas entre 1930 e 1945.
O palácio tem área total de 150 mil metros quadrados, é composto por gramados, seis jardins com palmeiras centenárias e um belo chafariz no jardim principal. Embora já tenha passado por algumas reformas ao longo de sua existência, somente a partir do governo Anthony Garotinho persistiu o cuidado permanente pela preservação do imóvel.