Rio de Janeiro, 10 de Fevereiro de 2026

País tem situação econômica "mais robusta" para enfrentar crises, diz Dilma

Sexta, 10 de Agosto de 2007 às 16:22, por: CdB

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta sexta-feira que o Brasil "tem uma situação econômica mais robusta do que nunca antes no passado" para enfrentar situações, como a atual queda nas bolsas de valores em todo o mundo, em decorrência da crise do setor imobiliário norte-americano.

— No passado, diante da crise asiática, da crise russa e mesmo no início da crise mexicana, nós tivemos problemas muito sérios no Brasil. Mas hoje nós temos uma blindagem em relação ao exterior —, acrescentou a ministra, após solenidade no Ministério do Meio Ambiente em que foram divulgados dados sobre o desmatamento na Amazônia.

Dilma Rousseff disse que as flutuações no mercado financeiro internacional "são sempre previsíveis, só não se sabe quando elas ocorrerão", e admitiu que essas situações afetam o Brasil, "mas hoje esse efeito é bastante minimizado".

A ministra destacou que "ao contrário de antes, é possível hoje conceber o Brasil crescendo, mesmo com alguns países passando por alguma flutuação". E citou que o crescimento de vários países é "bastante robusto", em referência aos emergentes China e Índia e aos da União Européia.

— Eu acho que a economia americana vai superar esse momento e vai continuar sendo esse motor do crescimento econômico internacional —, concluiu.

Tags:
Edições digital e impressa