Rio de Janeiro, 14 de Outubro de 2026

Paes vence no Rio e Kassab se reelege na capital paulista

Na mais emocionante disputa de segundo turno das eleições municipais nas capitais, Eduardo Paes (PMDB) foi eleito prefeito do Rio de Janeiro, com pouco mais de 50% dos votos válidos. Totalizadas 98,8% das seções eleitorais, Paes tinha 50,75% dos votos válidos, contra 49,25% de Fernando Gabeira (PV), uma diferença de cerca de 50 mil votos. Marta reclamou de 'campanha desqualificadora'

Domingo, 26 de Outubro de 2008 às 18:24, por: CdB

Na mais emocionante disputa de segundo turno das eleições municipais nas capitais, Eduardo Paes (PMDB) foi eleito prefeito do Rio de Janeiro, com pouco mais de 50% dos votos válidos. Totalizadas 98,8% das seções eleitorais, Paes tinha 50,75% dos votos válidos, contra 49,25% de Fernando Gabeira (PV), uma diferença de cerca de 50 mil votos. Gabeira considerou as projeções de abstenções e de votos em branco e nulos e reconheceu a derrota, em entrevista coletiva. Ele se limitou a agradecer a todos os seus eleitores e ressaltou que uma nova forma de se fazer campanha política está em ascenção no país.

Apesar de ter liderado a disputa na Zona Sul do Rio, onde o eleitorado situa-se nas classes sociais mais altas, com mais de 70% dos votos válidos, ele não repetiu a vantagem sobre o concorrente, Eduardo Paes (PMDB), nas demais regiões do Rio. Gabeira também liderou no Centro, com 50,66%. No início da apuração, Gabeira também chegou a estar na frente na zona norte, mas Paes reverteu a vantagem e venceu com 51,93%.

A grande vantagem de Paes surgiu mesmo na Zona Oeste, onde o candidato do PMDB abocanhou 56,87% dos votos, contra 43,13% de Gabeira.

– Queria agradecer muito ao presidente Lula, que teve a capacidade de vir junto conosco nesse caminho, percebendo que o Rio de Janeiro está acima de qualquer coisa – disse Paes, em frente a sua casa, na Barra da Tijuca

Em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, a ex-governadora Rosinha Garotinho (PMDB) é a prefeita eleita, com 54,5% dos votos válidos (135.614), segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 99,7% das urnas totalizadas, boletim do TSE das 19h45 mostrava que o candidato do PDT Arnaldo Vianna obteve 45,5% dos votos válidos (113.332). A abstenção foi de 17,8%, com 4,4% de votos nulos e 1,5% de brancos.

Campanha desqualificadora

Em São Paulo, as urnas confirmaram as últimas pesquisas e o prefeito Gilberto Kassab (DEM) venceu o segundo turno da capital paulista. Com os votos de 86,57% das seções totalizados, Kassab ficou com 61,40% dos votos válidos, contra 38,60% da ex-prefeita Marta Suplicy (PT).

Pela manhã, a candidata do PT à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, afirmou o prefeito reeleito Gilberto Kassab (DEM) conduziu uma campanha que tentou diminuí-la. A petista votou acompanhada do ministro do Turismo, Luiz Barreto, do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e de vereadores e deputados do partido.

– Achei que foi uma campanha bastante desqualificadora da minha imagem – disse Marta a jornalistas.

Acusada de ter insinuado em uma propaganda eleitoral suspeitas sobre a sexualidade de Kassab, o que foi criticado inclusive por membros do PT, Marta considerou normal o tom dos ataques trocados entre ela e o candidato do DEM durante a campanha do segundo turno.

– No final da campanha se sobe o tom. Não subimos o tom primeiro – afirmou a petista.

Um interlocutor da candidata afirmou, sob condição de anonimato, que a preocupação da petista era "não sair menor da disputa do que entrou".

Virada histórica

A eleição em Belo Horizonte conduziu Marcio Lacerda (PSB) à prefeitura da capital mineira. Com 90,2% das seções totalizadas, Lacerda tinha 59,15% dos votos válidos, que excluem brancos e nulos, contra 40,85% de Leonardo Quintão (PMDB). Lançado à prefeitura por uma coligação de 12 partidos, articulada pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e pelo atual prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), Lacerda esperava vencer a eleição no primeiro turno, mas acabou surpreendido por uma arrancada final de Quintão.

No segundo turno, porém, recuperou sua vantagem e terminou à frente com folga.

Reeleição em Salvador

O prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), foi reeleito neste domingo, derrotando o candidado do PT na capital baiana, Walter Pinheiro. Com mais de 92,7% das seções apuradas, João Henrique tinha 58,51% dos votos, contra 41,49% de seu adversário. Os dados confirmaram assim a pesquisa de boca-de-urna do Ibope, que havia apontado semelhante vantagem para o atual prefeito.

Rio Grande

O atual prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), foi reeleito neste domingo ao totalizar 58,78% dos votos válidos, com 87,67% das seções apuradas. Maria do Rosário (PT) tinha 41,22% dos votos, sem possibilidade de alcançá-lo. Fogaça impôs a segunda derrota ao PT na capital que o partido governou por 16 anos.

Tags:
Edições digital e impressa