Rio de Janeiro, 26 de Setembro de 2026

Pacientes com gripe A encontram dificuldades em postos de saúde

Pacientes com suspeita de estarem com influenzza A (H1N1) - gripe suína - encontraram dificuldades para serem atendidos neste domingo em Brasília. No Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), considerado referência para o atendimento da doença no Distrito Federal, desde o início da tarde não havia máscaras para serem entregues a quem chegava para tentar se consultar. (Leia Mais)

Domingo, 09 de Agosto de 2009 às 10:29, por: CdB

Pacientes com suspeita de estarem com influenzza A (H1N1) - gripe suína - encontraram dificuldades para serem atendidos neste domingo em Brasília. No Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), considerado referência para o atendimento da doença no Distrito Federal, desde o início da tarde não havia máscaras para serem entregues a quem chegava para tentar se consultar. As poucas que restavam eram reservadas para gestantes.

O estudante Thiago Camargo e sua mãe, Olair Camargo, chegaram ao HRAN às 14h30, depois que um médico particular confirmou que o rapaz tinha todos os sintomas da doença, como febre alta e forte dor de cabeça. Ele foi encaminhado ao hospital público para pegar o Tamiflu, mas foi comunicado de que teria que fazer outra consulta para ter acesso ao remédio.

– Para pegar o medicamento é só aqui, mas não aceitam o diagnóstico do médico particular – afirmou Camargo.

Na véspera, Magda Soares da Silva foi ao posto de saúde da Ceilândia levar a filha Beatriz, com sintomas de gripe, para ser consultada e também foi encaminhada ao HRAN. Ela disse que não houve preferência para quem tem sintomas de gripe em relação a outros casos atendidos pelos clínicos gerais do hospital.

– O atendimento está muito lento. Cheguei às 14h e devo esperar com a minha filha até às 19h30, pelo menos.

O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, no dia 4 de agosto, trouxe o número de 55 casos confirmados de influenza A (H1N1) - gripe suína. Outros 57 casos foram descartados e 13 ainda estavam sendo analisados. A nota diz que “nos hospitais regionais serão assistidos preferencialmente os pacientes com doença respiratória aguda grave, referenciados pelas equipes de saúde da atenção primária”.

Tags:
Edições digital e impressa