A Secretaria de Trabalho e Renda começará na próxima segunda-feira, o cadastramento de trabalhadores em Manguinhos para as obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). As inscrições serão realizadas, das 9h30 às 17h, na Avenida dos Democráticos, esquina com Manguinhos, ao lado da escola de samba de Manguinhos.
Para o cadastro das vagas, os candidatos devem levar carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e comprovante de residência. Caso não tenha carteira de trabalho, a unidade móvel promove a emissão do documento no momento do cadastro.
Na última quinta-feira, a Secretaria iniciou as inscrições na Rocinha e no Complexo do Alemão. No primeiro dia, foram cadastrados 1.218 trabalhadores no Complexo do Alemão e 775 na Rocinha. Já na sexta-feira, foram realizadas 1.230 inscrições no Alemão e 986 na Rocinha.
Para as obras do PAC, são 4.600 vagas, na área de construção civil, sendo 1.300 gerados, na Rocinha; 1.500, em Manguinhos; e 1.800, no Alemão, com previsão de que, durante as obras, sejam geradas mais 3.500 vagas no complexo.
Em função da grande procura pelo cadastro, as inscrições seguem nesta segunda-feira na Rocinha, das 9h30 às 17h, na unidade móvel localizada em frente a quadra da Acadêmicos da Rocinha, Rua Bertha Lutz, 80 - São Conrado.
Já no Complexo do Alemão, o cadastramento irá até a próxima quarta-feira, na Rua Joaquim de Queiroz, em frente a Comlurb, e, a partir da quinta-feira, dentro do Complexo nas comunidades de Nova Brasília, Reservatório de Ramos, Loteamento Guadalajara, Fazendinha, Casinhas, Fazenda das Palmeiras, Loteamento Castrol, Morro da Baiana, parte do Morro da Viúva e Morro do Adeus.
Segundo o secretário estadual de Trabalho e Renda, Alcebíades Sabino, cerca de 20% das vagas serão destinadas ao sexo feminino e as oportunidades são para inúmeras funções na área de construção civil, como serventes, ajudantes, carpinteiros, eletricistas, marceneiros, pedreiros e armadores de andaimes. A estimativa é que as faixas salariais para os cargos variem de R$ 600 a R$ 900.
- Embora algumas das ocupações não precisem de comprovação de experiência, outras profissões podem exigir prática e qualificação na área. Caso não haja pessoal capacitado nas comunidades, poderemos oferecer cursos rápidos, ao exemplo da formação de pedreiros e carpinteiros que tem a duração de um a dois meses - observou Sabino.
De acordo com o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, a expectativa é que, em todas as obras de urbanização do PAC no estado, sejam criados entre 15 mil a 20 mil empregos. Pezão destacou que no próprio edital já era especificada a necessidade de se contratar o maior número de profissionais nas comunidades. Ele também aposta em projetos de capacitação de mulheres para profissões como pedreiro e carpinteiro, por exemplo.
- As obras permitem que os moradores retornem ao mercado de trabalho e possam, após os três anos de intervenções, ser absorvidos pelo mercado formal. Essas obras funcionarão como um abalizador da qualidade do trabalho dos profissionais e o melhor é que os cadastrados entrarão no sistema da Secretaria de Trabalho, se habilitando para atuar em qualquer parte do estado - disse Pezão.
A previsão é que as obras tenham início da segunda quinzena de março. Na Rocinha está programada a ampliação de ruas e construção de hospital, creche e passarela sobre a Auto-Estrada Lagoa Barra, enquanto no Alemão a principal obra será o teleférico integrado à estação de trem de Bonsucesso. Serão cerca de 30 mil pessoas transportadas ao dia nesse novo sistema, ligando a estação de Bonsucesso a cinco pontos da comunidade.
Já em Manguinhos, estão previstas obras de saneamento básico e acessibilidade, construção de escolas, quadras poliesportivas e ciclovias. As obras vão beneficiar, nas três comunidades, cerca de 260 mil moradores.
Em novembro do ano passado, a Secretaria de Trabalho já havia participa
PAC em Manguinhos inicia cadastramento na segunda
A Secretaria de Trabalho e Renda começará na próxima segunda-feira, o cadastramento de trabalhadores em Manguinhos para as obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). As inscrições serão realizadas, das 9h30 às 17h, na Avenida dos Democráticos, esquina com Manguinhos, ao lado da escola de samba de Manguinhos. (Leia Mais)
Sábado, 16 de Fevereiro de 2008 às 10:15, por: CdB