O Centro Cultural da Delegação do Principado de Astúrias, em Madri, inaugurou nesta quinta-feiraa exposição Niemeyer 100x100, com uma seleção das obras e projetos do arquiteto Oscar Niemeyer, vencedor do Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes.
A mostra revela a evolução do arquiteto modernista através de 37 painéis, de suas primeiras obras nos anos 30 até seus últimos projetos, com destaque para o atual projeto de Niemeyer em Avilés (no norte da Espanha), que consiste em um centro cultural que terá seu nome.
Fotografias, infográficos e desenhos de suas obras mais importantes estão na exposição, como as imagens do edifício das Nações Unidas em Nova York, do novo auditório do Ibirapuera em São Paulo, o desenho do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Rio de Janeiro.
A mostra conta também com os croquis do futuro centro cultural espanhol e um vídeo no qual o arquiteto explica seu trabalho nesse projeto.
Joan Picañol, curador da exposição, disse que a mostra, inaugurada em Avilés, em abril, por causa do centenário de Niemeyer, reúne materiais inéditos do arquiteto, e que o futuro centro cultural se transformará em um dos "mais importantes da Europa".
As obras ficarão expostas na capital espanhola por dois meses.
Rio de Janeiro, 05 de Fevereiro de 2026
Edições digital e impressa