Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

Oposição vai votar destaques, mas não garante acordo sobre licitações da Copa

Terça, 28 de Junho de 2011 às 12:19, por: CdB

Acabou há pouco a reunião da oposição para discutir as três emendas sugeridas pelo relator, José Guimarães (PT-CE), às regras para as licitações da Copa e das Olimpíadas, o Regime Diferenciado de Contratações (RDC). As normas foram incluídas na Medida Provisória 527/11, que cria a Secretaria de Aviação Civil, cujo texto principal foi aprovado há 15 dias.

O líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), disse que a oposição se comprometeu a analisar os destaques, mas não garantiu o acordo sobre as três emendas apresentadas por Guimarães. “Para que o governo tenha o nosso apoio, primeiro precisamos garantir que isso não vai abrir um precedente regimental e que de fato haverá concordância dos 513 deputados”, disse Nogueira.

Guimarães vai apresentar duas emendas de redação para deixar claro que os órgãos de controle interno e externo terão acesso permanente aos orçamentos feitos pelo governo e que o valor orçado será divulgado imediatamente após a licitação. Ele também vai propor a retirada dos poderes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e do Comitê Olímpico Internacional (COI) para aumentar o valor das obras contratadas.

Tempo real:17:34 - Governo propõe mudanças no RDC, mas oposição ainda vai analisar acordo17:01 - PPS apresenta emenda para acabar com sigilo nas obras da Copa16:45 - Líder do PR: votações serão difíceis sem prorrogação de prazo para emendas16:35 - Maia: deputados estão preocupados com emendas parlamentares15:57 - Maia: tribunais de contas terão acesso a dados sigilosos das licitações da CopaReportagem - Carol Siqueira
Edição – Regina Céli Assumpção

Tags:
Edições digital e impressa