Rio de Janeiro, 03 de Janeiro de 2026

Operários de parque aquático do Pan encerram greve

Sexta, 16 de Março de 2007 às 15:40, por: CdB

Os operários que trabalham na obra do Parque Aquático Maria Lenk, em construção no Rio de Janeiro para os jogos Pan-Americanos 2007, retomaram nesta sexta-feira as atividades que haviam sido interrompidas por uma greve iniciada na tarde de ontem.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Pesada, Erinaldo Pedro Soares, informou que os trabalhadores alegam que existem profissionais fazendo trabalhos idênticos com salários diferentes. Eles também pediam a concessão de cestas básicas, reajuste salarial e aumento dos atuais 50% para 70% sobre o valor normal de hora trabalhada.

Além disso, acrescentou Soares, os operários atestam que os banheiros estão em "péssimas condições" de uso e que falta "água gelada para minimizar o calor" gerado pelas atividades realizadas sob sol intenso.

Segundo o diretor, depois de uma intermediação do sindicato, os cerca de 800 operários envolvidos na construção da estrutura esportiva, que vai abrigar provas aquáticas durante o campeonato, voltaram às atividades na manhã desta sexta-feira enquanto aguardavam o resultado das negociações.

Por volta das 10 horas, o Consórcio Parque Aquático, contratado pela Prefeitura do Rio para execução da obra, se comprometeu a conceder aumento no salário e no adicional de hora extra.

Conforme o gerente de contratos do consórcio, Sérgio Caruso, o documento assinado entre as partes atende a todas as reivindicações salariais. Em relação às condições de trabalho, ele salientou que "todas" estão de acordo com as normas.

- Inclusive tivemos a presença do Ministério Público, que viu que estava tudo de acordo: sanitários, água gelada e bebedouros necessários -, disse.

- Não houve nem reivindicação dos trabalhadores nesse sentido, isso não foi pauta de negociação. A movimentação deles foi basicamente salarial, e nós atendemos plenamente -, completou.

Segundo Caruso, a data-base dos operários é em fevereiro e, como as negociações entre o sindicato de trabalhadores e das empresas ainda não foi concluída, o consórcio concordou em conceder o aumento de salário e do adicional de hora extra antecipadamente às definições da categoria.

No que diz respeito a discrepâncias salariais, Caruso informou que isso ocorria porque os operários pertenciam a sindicatos diferentes, com pisos salariais distintos, mas que agora todos vão receber os valores estabelecidos pela negociação concluída nesta sexta-feira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, o parque está quase pronto e deve ser inaugurado ao final de abril. Os primeiros testes das piscinas devem ser feitos na semana que vem.

O Parque Aquático Maria Lenk vai abrigar as provas de natação, nado sincronizado e saltos ornamentais durante os Jogos Pan-americanos, que serão realizados em julho, no Rio de Janeiro. 

Tags:
Edições digital e impressa