Rio de Janeiro, 08 de Dezembro de 2025

Operação Verão aborda mais de 11 mil motoristas em um mês

Com blitzes diurnas em vários pontos do Estado do Rio de Janeiro, a Operação Verão da Lei Seca abordou 11.702 motoristas em um mês

Quinta, 08 de Fevereiro de 2018 às 12:16, por: CdB

O projeto, que acontece pelo quarto ano consecutivo desde o dia 4 de janeiro, realiza ações diurnas de fiscalização e conscientização nos principais acessos às praias, áreas de lazer e cachoeiras

Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:

Com blitzes diurnas em vários pontos do Estado do Rio de Janeiro, a Operação Verão da Lei Seca abordou 11.702 motoristas em um mês. O projeto, que acontece pelo quarto ano consecutivo desde o dia 4 de janeiro, realiza ações diurnas de fiscalização e conscientização nos principais acessos às praias, áreas de lazer e cachoeiras.

rio-3.jpg
Blitzes diurnas serão realizadas até o dia 28 de fevereiro

Em um mês, foram 2.504 motoristas multados, 492 veículos rebocados e 647 carteiras de habilitações recolhidas. Também foram realizados 10.203 testes com etilômetro; sendo detectada alcoolemia em 683 motoristas.

– Nosso objetivo é mostrar aos motoristas que álcool e direção não combinam em hora alguma, seja de dia ou à noite – disse o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade.

As operações diurnas da Lei Seca serão realizadas em toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e no interior fluminense até 28 de fevereiro. As blitzes à noite continuam sendo feitas normalmente. Durante todo o verão, também serão promovidas ações educativas para alertar a população sobre os riscos de beber e dirigir.

Durante as ações diurnas do ano passado, 17.716 motoristas foram abordados. Desse total, foram registrados mil casos de alcoolemia.

Em blocos

Entre os dias 9 e 13, haverá 70 ações da Lei Seca em todo o estado. Além da blitz de fiscalização; os agentes farão o trabalho educativo nos blocos de maior movimento e nas ruas, para alertar sobre o perigo da mistura entre álcool e direção.

– O período do carnaval é o que, historicamente, mais registra mortes por acidentes de trânsito. Queremos mudar essa realidade: que o carnaval só nos traga boas recordações – afirmou o coordenador da Lei Seca.

No ano passado, 5.747 motoristas foram abordados pela operação nos dias de carnaval. Do total de abordagens, 451 motoristas apresentavam sinais de embriaguez, o que representa 7,8% do número total.

 

Tags:
Edições digital e impressa